Férias de julho: Porto de Galinhas é lugar ideal para fugir do frio e curtir boas temperaturas

Férias combinam com descanso, diversão, paisagens incríveis, comidas diferentes e, claro, muita badalação. Tem gente que espera ansiosamente o meio do ano para usar várias roupas de frio – já que julho é um mês de inverno rigoroso em muitos lugares do mundo -, enquanto outros contam as horas para se jogar no mar e andar descalço na areia. Porto de Galinhas, no município de Ipojuca, é o lugar ideal para deixar de lado os casacos e investir nas roupas leves. Distante 50 km da capital pernambucana, o local foi eleito por dez anos consecutivos o melhor destino de praia do Brasil pela revista “Viagem e Turismo”. O título não é para menos.

As fotos de Porto de Galinhas na internet chamam atenção de todos. O local, por sua vez, contém exatamente aquilo que os registros transmitem: água cristalina e morna, piscinas naturais, areias brancas, ruas coloridas, povo hospitaleiro, resorts com estrutura de alta qualidade, gastronomia de primeira, passeios para todas as idades e muitos mais. Sem dúvidas, é o destino ideal para as férias de julho – e de qualquer outra época do ano.

PASSEIOS// Os passeios de bugues e jangadas são os mais procurados no local. Os bugues vão da Praia de Muro Alto até os famosos coqueiros de Maracaípe. O passeio, que explora alguns dos pontos mais bonitos do litoral, custa em torno de R$ 250 para quatro pessoas. Vale ressaltar que os passeios não são feitos 100% pela praia, pois como a região é de desova de tartarugas, os veículos não podem trafegar por determinados locais.

Já os passeios de jangada, que levam às piscinas naturais de Porto de Galinhas, partem da própria vila, em frente à Praça das Piscinas Naturais, no Centro. Neste passeio é possível ver de perto os peixes e relaxar nas piscinas de água cristalina formadas na maré baixa. Este passeio pode ser fechado diretamente no guichê oficial que fica na beira da praia e custa em torno de R$ 30 por pessoa. Para saber como estará a maré no dia do passeio, é possível consultar a tábua de marés no site da Marinha do Brasil, através do link www.marinha.mil.br.  

Para quem gosta de animais, a pedida é visitar a ONG EcoAssociados e o Projeto Hippocampus. Ambos trabalham na preservação de animais. A ONG conta com museu de tartarugas didático, onde é possível saber todas as informações sobre a preservação das tartarugas, enquanto o Hippocampus é um verdadeiro laboratório de preservação do cavalo-marinho, devido à forte ameaça de extinção da espécie, onde os animais são mantidos no instituto e seus filhotes são conduzidos à natureza para reprodução.

Outro passeio imperdível no local é caminhar sem pressa na Vila de Porto de Galinhas, que reúne diversas ruas badaladas e com muitas opções de restaurantes e lojas. 

HOSPEDAGEM// Porto de Galinhas têm diversas opções de resorts, hoteis e pousadas para toda família, afinal, contam com infraestrutura completa para que todos possam aproveitar a viagem da melhor forma possível. Quem procura por locais de alto padrão e com muitas opções de lazer para as crianças os mais recomendados são o Nannai Resort & Spa, Hotel Armação, Hotel Village Porto de Galinhas, Kembali Hotel, Hotel Vivá, Summerville Beach Resort, Marulhos Suítes Resort, Hotel Solar Porto de Galinhas, Marupiara by GJP e Porto de Galinhas Praia Hotel. Os viajantes que preferem acomodações mais econômicas, porém confortáveis e bem localizadas, podem escolher entre Pousada das Galinhas, Pousada Som dos Pássaros, Pousada Água Viva,  Pousada Ecoporto, Pousada Anaui, Pousada Quatro Estações e Xalés de Maracaípe.

GASTRONOMIA// As delícias gastronômicas de Porto, sem dúvidas, são verdadeiros destaque na região. O que não falta no local são opções para todos os paladares. Frutos do mar e comida regional são os mais pedidos nos restaurantes. Quem quiser experimentar uma deliciosa macaxeira gratinada, com os mais diversos recheios, precisa conhecer o Barcaxeira; Já quem não abre mão de frutos do mar, o restaurante Beijupirá é parada obrigatória, assim como o Peixe na Telha, o Itaoca, o João Restaurante e o Pescaria. Quem é apaixonado por carnes e vinhos precisa conhecer o Domingos Restaurante, que serve carnes raras, como pato e perdiz. Também há opções mais leves, como a La Crêperia, que traz em seu cardápio crepes, sopas e saladas, todos preparados com ingredientes artesanais. 

Texto: Yasmim Dicastro

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *